Twitter Facebook Feed

Caldinha ligeira de chocolate

E como preparei o bolo de cenoura, aproveitei pra fazer a caldinha ligeira de chocolate, mais uma receita do livro que está na minha lista.

Caí na besteira de usar chocolate meio amargo (já que era esse que estava escrito nos ingredientes), mesmo sabendo que SEMPRE que eu faço qualquer coisa com chocolate amargo, não só eu não gosto, como ninguém que come gosta. Então se eu fosse fazer de novo, sem dúvidas, faria com chocolate ao leite.

A surpresa dessa receita foi que a calda ficou com uma consistência maravilhosa, como se fosse uma ganache. A Rita diz para misturar manteiga, água, mel e chocolate em uma panelinha, levar ao fogo médio até borbulhar, depois abaixar o fogo e mexer por 10 minutos. Cismada em derreter chocolate direto na panela, derreti ele separado no microondas e depois juntei com os outros ingredientes.

Também não quis despejar a calda por cima do bolo inteiro, então levei a calda separada para a casa da minha mãe (junto com o bolo), assim se ela quisesse ela mesma colocaria. Ela provou e não deu outra: achou amarga (nem quero saber que fim teve essa calda...).

Resumindo: A menos que você seja fã de chocolate meio amargo, faça essa calda com chocolate ao leite e tenho certeza de que ficará perfeita. :)

Até a próxima,
Dani

Bolo de cenoura clássico

Esse é clássico mesmo, sem nenhum diferencial, mas tenho certeza que tão gostoso quanto qualquer outro bolo de cenoura simples.

Para fazer é só bater no liquidificador as cenouras picadas, o óleo, o açúcar e os ovos até obter um creme liso. Depois colocar a mistura em uma tigela grande, acrescentar a farinha e o fermento peneirados, colocar na forma e assar em forno pré-aquecido.

Felipe comeu como se estivesse provando algo em algum programa de TV. Terminou de mastigar e fez: "Huuuuummmmmmm...." Ao fim da primeira fatia, começou a gritar: "Dá mais bolo pá mimmmmm!" ;)

No livro do Panelinha tem outra receita de bolo de cenoura bem mais sofisticada do que essa versão (que todo mundo conhece), mas esse vai sair lá da cozinha da minha amiga Cris.

Até,
Dani

A massa do Alfredo

Alguns dias de recesso, um pouquinho de desânimo, muitos puxões de orelha da Cris, e aqui estou eu com a primeira receita do Panelinha de 2012. :D

Essa massa foi a prova de o quanto o gosto (como tudo na vida, aliás) é uma coisa relativa.

Preparei o prato correndo (já que eu e marido resmungávamos de fome) e ao mesmo tempo em que servia o jantar do Felipe (porque esse nunca escapa do arroz e feijão).

O preparo é à jato. Cozinhar o macarrão em água e sal, até ficar al dente, e enquanto isso fazer o molho: misturar creme de leite fresco + manteiga + sal em fogo médio, mexendo sempre, por alguns minutos. Depois é distribuir o molho bem quente por cima do Fettuccine, salpicar queijo parmesão ralado, e só. Meu único pitaco foi acrescentar um pouco de amido de milho (diluído em um pouco de leite) para dar uma engrossada (já que eu prefiro molhos mais encorpados).

O marido foi o primeiro a experimentar e a primeira frase foi: - Mais ou menos! Duas ou três garfadas e veio a segunda: - Não dá. (Largou o prato na pia e saiu procurando o telefone para pedir uma tele-qualquer-coisa).

Fui jantar sozinha, já desanimada (principalmente por ter feito a receita dobrada, o que significa ter usado 400g de fettuccine)... e foi aí que veio a surpresa. Não só eu gostei, como eu a-d-o-r-e-i. Comi, repeti, me empanturrei, e acho bem provável que seja esse o meu almoço de amanhã.

Já me sinto mais animada para as próximas empreitadas. :)

Até mais,
Dani