Twitter Facebook Feed

Lasanha à bolonhesa em etapas

Essa lasanha foi uma verdadeira novela, a começar pela compra dos ingredientes. Descobri o Salsão, também conhecido como Aipo, e o sabor da Noz Moscada, ingredientes novos na minha cozinha.
Aprendi que antes de começar qualquer receita deve-se não só separar os ingredientes, bem como ler o modo de preparo. Veja bem, numa noite de domingo convidei alguns amigos para comer a tal lasanha. Comecei fazendo o molho à bolonhesa e eis que me deparo com a seguinte indicação: Cozinhar em fogo baixo por 3 horas...isso mesmo...3 HORAS. Impossível continuá-la naquele dia, uma vez que meus convidados ficariam famintos. Decidi então adaptar a receita e fazer a “La Cristiane” mesmo.
No domingo seguinte, decidi então fazer a lasanha da forma correta e completa. Comecei a fazer o molho à bolonhesa no sábado a noite, e esse capitulo é tenso. Tudo bem dourar na manteiga a cebola, as cenouras e o salsão picado, depois juntar a carne e cozinhar até perder a cor rosada. Temperar então com sal, pimenta do reino e  noz moscada, acrescentar o leite e o vinho branco seco e deixá-los evaporar, e por fim juntar os tomates italianos pelados. O problema foi  ficar  3 horas cozinhando em fogo baixo, afinal até agora não sei o porque do molho ficar tanto tempo ao lume. Não percebi diferença alguma após 1 hora de cozimento até terminar todo o processo, a não ser o fato de ficar pajeando a panela afim de repor a água e evitar que o molho grudasse no fundo.
No domingo fiz o molho branco, que por sinal é muito fácil e saboroso e me fez adquirir 2 foet que agora são os meu xodós. O molho consiste em fazer um roux com farinha e manteiga que servirá para engrossá-lo, acrescentar leite e temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada, mexendo sempre até ficar um creme ralinho...
Depois é só montar intercalando molho bolonhesa, molho branco e massa para lasanha pré-cozida, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno por 20 minutos ou até o queijo gratinar. Obs: A temperatura do forno não foi indicada na receita, sendo assim assei a 220°C.
Veredicto final: Ficou boa. A noz moscada deu um toque todo especial, mas ainda prefiro a minha que fica pronta rapidinho e tem muçarela e presunto, e de uma coisa tenho certeza: Quem comeu bem, quem não comeu nunca mais vai comer, não sendo feita por mim...
Até mais...
Cris

0 comentários: